Symantec diz que em março o spam atingiu a média de 81%, com um pico recorde de 88%.
De acordo com o documento “The State of Spam – A Monthly Report – April 2008”, publicado pela Symantec, uma das causas para essa explosão de mensagens não-solicitadas é o aproveitamento pelos spammers dos sistemas de devolução de e-mails.
Normalmente, quando ocorre um erro (destinatário desconhecido, caixa postal cheia etc.), a mensagem é devolvida ao remetente , em geral acompanhada de uma explicação. Os spammers se aproveitam disso e enviam mensagens que utilizam milhões de remetentes falsos.
Ao bater nos servidores de destino, as mensagens voltam para os supostos endereços de origem, onde de novo são enviadas de volta para os servidores. Com uma única cartada, os spammers produzem intensa movimentação até que alguns e-mais sejam entregues a caixas postais verdadeiras. Há ainda um segundo truque. O conteúdo dessas mensagens (texto e imagem) muda várias vezes ao dia. Conforme o relatório, a maior parte dos e-mails envolvidos nesse esquema de bate-e-volta eram escritos em russo.
Trata-se de um ataque que pode levar a sérias conseqüências. O sistema de devolução foi concebido para informar ao remetente que sua mensagem não foi entregue, e qual o motivo. É possível que, com esse golpe, servidores passem a ser configurados para simplesmente barrar as mensagens com problemas, sem comentários. Se isso acontecer, o e-mail passará a ser algo bem menos confiável como recurso de comunicação, especialmente para os negócios.
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